TAROT - Um Caminho para o Autoconhecimento


          Curso de Formação on-line com aulas ao vivo pela plataforma ZOOM.

          COORDENAÇÃO: Rosa Cristina Bolzani
          INICÍO: 18 de agosto de 2020 (aula inaugural gratuita)
          DURAÇÃO: Quatro meses
          INSCRIÇÕES ABERTAS! (49)988362756 (WhatsApp) com Tati de Lima
           

           

          1. APRESENTAÇÃO:

          A prática e o estudo do Tarô têm demonstrado que ele é um importante meio para auxiliar o ser humano no seu processo de autoconhecimento. Ao atuar como um espelho do nosso espaço interno permite o distanciamento necessário para que avaliemos com maior clareza e discernimento os rumos que se abrem diante de nós num determinado momento da vida.

          Por meio deste curso básico de formação iremos trazer os fundamentos do conhecimento sobre o universo do Tarot e sua utilização enquanto ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Ao longo do curso o aluno irá aprender a linguagem e os princípios do TAROT, a fim de aprender a utilizar este sistema simbólico para si mesmo ou para consultar outras pessoas em um processo terapêutico profissional.

          O Tarô pode ser considerado como o mapa de uma jornada, uma mitologia já conhecida e diversas vezes contada por povos no mundo inteiro: “A Viagem do Herói”, considerado por muitos, a mais antiga parábola que retrata o caminho de vida dos seres humanos rumo à individuação. A busca pelo autoconhecimento nunca foi tarefa simples, porém quando embasada por um sistema eficiente traz resultados concretos. Cada carta do Tarô reflete um estágio em que o consulente se encontra ou um estado de sua consciência.

          Quando criamos um espaço sagrado e criativo, ancorando nossa consciência no Eu superior, acessamos uma sabedoria que vai além dos limites da razão e do ego, então podemos dar o salto quântico, seguir o coração e nos lançar para a viagem rumo ao desconhecido que nos levará de volta para o nosso próprio centro. O Tarô é nosso grande aliado nesta jornada!

          O curso será desenvolvido de forma sistemática e pedagógica de forma que o aluno possa ir construindo gradativamente a estrutura básica deste instrumento até chegar, ao fim do curso, capacitado a interpretar os arcanos e sistemas de cartas que abrangem a consulta ao TAROT.

           

          2. CONCEPÇÃO DO CURSO:

          Este trabalho foi idealizado a partir de minha experiência de 27 anos de experiência prática com o Tarot, incluindo pesquisa científica e monografia realizadas na área.
           

          3. A QUEM SE DESTINA?

          → Para as pessoas que ainda não tem conhecimento do Tarot ou autodidatas que queiram sistematizar e fundamentar seus estudos já iniciados.

          → A todos que desejam tornarem-se mais conscientes do seu próprio eu real e propósito de vida, além de utilizar este instrumento para se conhecer melhor, tomar decisões ou entender contextos e momentos específicos da sua vida.
          Aos terapeutas para que possam reconhecer mais profundamente o universo interno de seus pacientes ou iniciar sua jornada profissionalizante como TARÓLOGOS.


          4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

          1. Introdução ao conhecimento do Tarot.
          2. Origem e história do Tarot.
          3. Tarólogos do passado e do presente
          4. A estrutura do Tarot enquanto sistema arquetípico.
          5. Significado simbólico dos arcanos maiores e menores.
          6. Tarot e Mitologia.
          7. O Tarot e a Astrologia.
          8. A Psicologia profunda de Jung e o Tarot.
          9. O Tarot e a aventura da autodescoberta.
          10. Vivenciando o Tarot como uma inspiração para o dia-a-dia.
          11. Os diversos sistemas de cartas e suas aplicações.
          12. Ética dos Tarólogos.
          13. Meditação e Visualização Criativa.
           

          5. METODOLOGIA:

          Utilizaremos a abordagem Junguiana, Astrológica e Transdisciplinar para o pleno desenvolvimento deste saber, por meio do conhecimento teórico e práticas vivenciais além de técnicas arteterapêuticas aplicadas ao longo do curso.

           

          6.TAROTS SUGERIDOS PARA O ESTUDO E A PRÁTICA:

          → O Tarot de Thot – Aleister Crowley
          → Tarô Mitológico – Liz Greene

           

          7. CARGA HORÁRIA E CRONOGRAMA DOS ENCONTROS:

          Aulas regulares todas as quintas-feiras das 19hs30 às 22hs
          Período: 18/08/2020 a 17/12/2020
          18 aulas: 63 horas/aula.
          Tempo de estudo, individual ou em grupo: 40 horas.
          Total da carga horária: 103 horas.

          8. PROFESSORA:
          Rosa Cristina Bolzani Taróloga, Astróloga e Numeróloga. Educadora com especialização em Arteterapia na abordagem Junguiana e Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais.

          Formação:

          Foi iniciada no Tarot em 1991 com a terapeuta Ilza Bittencourt em Curitiba, PR e no mesmo ano iniciou os estudos com Dhyan Yukti (Curitiba PR), Tarólogo e tradutor das obras: Tarot o Espelho da Alma - Gerd Ziegler e Tarot da Transformação – Mary Greer. Em 1998 participou do curso com Veet Vivarta (Brasília DF), Tarólogo e escritor da obra O Caminho do Mago: Uma visão contemporânea do Tarot.

          Utilizou o Tarot como objeto de pesquisa científica durante a Pós Graduação em Arteterapia 2007/2008, a qual resultou na Monografia: “O TARÔ COMO INSTRUMENTO ARTETERAPÊUTICO NO PROCESSO DO AUTOCONHECIMENTO” Iniciou seus estudos de Astrologia e Cosmopsicologia Humanística no ano de 1991, em Curitiba - PR com o Professor Pires (Astrólogo, Físico e Químico) e monitor da Ordem Rosa Cruz. Concluiu a formação em Astrologia Básica na Associação Paranaense de Astrologia em 1993 e posteriormente participou de cursos de aperfeiçoamento e especialização na ABA – SP e em Astrologia Empresarial na Gaia, Escola de Astrologia em São Paulo, Astrologia Vivencial com a Astróloga Alemã, Renate Ditrich na UNIPAZ DF em Brasília e Astrologia Sagrada com Ivan Guerrini (Astrólogo e Físico Quântico - SP). Participação na ASTROLÓGICA - Encontros Anuais de Astrologia São Paulo Congresso Brasileiro de Astrologia em São Paulo e Seminário Astrológico com Valdenir Benedetti em Curitiba.

          Atua na área de consultoria astrológica e astrologia vivencial, desde 1993 difundindo o conhecimento e a utilização da Astrologia por meio de palestras, workshops e Jornadas Astrológicas de autoconhecimento e autotransformação em Chapecó e região, Florianópolis e São Paulo. Possui formação complementar na Psicologia Transpessoal do Pathwork, um caminho de Autoconhecimento e Autotransformação, Formação Holística de Base - UNIPAZ, Biopsicologia - Instituto Visão Futuro. É Focalizadora em Danças Circulares Sagradas e Instrutora de Tantra Yoga. Fundou e dirigiu o Espaço Gaia, com atividades de meditação e realização de desenvolvimento da consciência e autoconhecimento nas áreas de Psicologia Transpessoal e Arteterapia de 1995 a 2005 e Espaço Karuguah de 2005 a 2018 em Chapecó. Participou da implantação do campus da UNIPAZ em Chapecó SC - 1999. Atua desde 2009 na Secretaria Municipal de Educação de Chapecó na função de articulação de Educação para a Cultura da PAZ. Atualmente dirige o espaço ROSA CRIS em Chapecó, onde atua como consultora astrológica, arteterapeuta e facilitadora de palestras, cursos e workshops direcionados ao autoconhecimento e autotransformação facilitando o processo da Individuação, a realização pessoal.

           

          8. INSCRIÇÃO:

          Mensalidade: R$ 250,00.
          Inclui material didático – apostila e referências bibliográficas PDF.


          9. CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO:

          Concedido a todos os que completaram pelo menos 75% da presença e realizaram as atividades e estudos propostos.


          10. MATERIAL COMPLEMENTAR E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS:
          Disponíveis em PDF:

          ALVARENGA, Maria Zélia de. Mitologia Simbólica: Estruturas da Psique e Regências Míticas. São Paulo: Casapsi, 2007.

          BANZHAF, Hajo e THELER, Brigitte. Tarô de Crowley. Palavras-Chave. São Paulo: Madras, 2006.

          GREENE, Liz e SHARMAN-B., Juliet. O TARÔ MITOLÓGICO. São Paulo: Madras, 2007.

          MEBES, G.O. Os Arcanos Maiores do Tarô. São Paulo: Pensamento, 1987

          MEBES, G. O. Os Arcanos Menores do Tarô. São Paulo: Pensamento, 1991.

          NICHOLS, Sallie. Jung e o Tarô: uma jornada arquetípica. São Paulo: Cultrix, 1988.

          ZIEGLER, Gerd. Tarô: O espelho da alma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.